cintilografia ossea coisas para saber antes de comprar



A duraçãeste da aquisiçãeste DE imagens é de 30 minutos, não é necessário de que o paciente faça jejum e não é necessária a suspensãeste do uso do medicamentos. Após a injeção do radiofármaco, é preciso aguarda por 2 a 4 horas para qual haja absorção óssea do material, nesse período é recomendado de que este paciente se hidrate bem de modo a eliminar este resto do radiofármaco que nãeste se localizou nos ossos.

Será realizada injeçãeste na veia com agulha fina (desconforto mínimo) do radiotraçador ósseo MDP-99mTc (metilenodifosfonado marcado usando tecné especialmentecio). A dose de radiação é baixa (similar ao exame da radiologia), usando probabilidade quase nula por reação alérgica.

O osso é o local Muito mais comum do câncer por mama secundário (metástase óssea). ESTES ossos mais afetados são a coluna vertebral, costelas, crânio, pelve, perna e braço. Quem possui câncer do mama secundário pelo osso pode ter diferentes sintomas ou nenhum. Muitas pessoas se sentem muito bem e os sintomas podem possibilitar ser controlados, assim sendo a importância por realizar ESTES exames tais como a cintilografia óssea de modo a investigaçãeste e estadiamento.

Cintilografia óssea trifásica para guiar a retirada de implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *

Será injetado na veia do paciente um radiofarmaco (MDP) e logo após sera orientado a ingestão de bastante liquido, devendo aguardar de 3 à 5 horas para este incio da aquisiçãeste DE imagens.

5 CINTILOGRAFIA ÓSSEA TRIFÁSICA De modo a GUIAR A RETIRADA DE IMPLANTES METÁLICOS EM FRATURAS: ESTUDO PRELIMINAR 6 Fraturas Espécie II-III D M A Fraturas Género IV D M A Gráfico Achados cintilográficos vs. ESPÉCIES por fraturas fragmentos, sua própria fixaçãeste fixa jazepararpermanecequedavel por técnica atraumática e mobilização articular precoce (). A redução anatômica dos fragmentos Pode vir a trazer alguns inconvenientes, como seqüela vascular e dificuldade de movimentação da articulação próxima à fratura devido ao edema muscular secundário ao traumatismo cirúrgico (9). Em termos biomecânicos, os métodos de fixaçãeste biológicos são suficientemente conservacontinuademoraestacaestacionaestaficafixa jazepararpermanecequedaveis e fornecem ao osso capacidade de suportar carga nenhumas impedir a reparação tecidual. A osteossíntese com HIB é considerada atualmente este mé especialmentetodo por eleiçãeste para o tratamento DE fraturas diafisárias do fêmur (,), como ESTES fragmentos sãeste fixados por modo Ainda mais fisiológico, ou mesmo que, confere maior estabilidade aos fragmentos, lesa menos a sua própria vascularização, nenhumas eliminar este hematoma da fratura, este de que promove a MANEIRAção Ainda mais precoce do calo ósseo. Blogar é claramente demonstrado pela cintilografia óssea trifásica, pela menor intensidade do captaçãeste do traçador nos pacientes submetidos a este Genero do terapia (tabela ). Somente 6,7% Destes pacientes submetidos à fixaçãeste usando HIB apresentaram aumento moderado da remodelaçãeste óssea pelo local da fratura e os demais, apenas aumento discreto (gráfico ). A PP é colocada tangencialmente aos fragmentos ósseos e permite certo grau por mobilidade, qual leva à hipertrofia o calo ósseo (), o que pode ser a explicaçãeste para o aumento do captação óssea do traçador evidenciado na cintilografia óssea trifásica em todos os pacientes estudados. Em,% destes pacientes a remodelação foi discreta, em 7% moderada e em,% acentuada. As alterações na fase tardia da cintilografia óssea nos pacientes utilizando HIB foram Ainda mais discretas e ocorreram em um menor número de pacientes em comparação usando ESTES submetidos à PP, indicando que este calo ósseo pelo primeiro mfoitodo do fixação estava sofrendo menor movimentaçãeste que não a de compressão, permitindo, logo, excelente consolidaçãeste do local da fratura (gráfico ).

A graduação foi feita atravfois da comparaçãeste usando este lado oposto, sendo a captação considerada discreta quando apenas ligeiramente elevado de que a do lado oposto e Assim sendo sucessivamente. Estudo tomográfico ESTES pacientes usando seguimento elevado do que 3 anos foram submetidos à retirada do material do síntese e TC do fêmur lesado. ESTES demais nãeste puderam ser submetidos à TC devido à presença do material de síntese. As imagens do calo ósseo observadas na radiografia e TC foram comparadas usando este grau de captação pelo calo ósseo na cintilografia. A análise da TC foi realizada por radiologistas experientes de que analisaram a morfologia e a formação do calo ósseo (figuras D e D). RESULTADOS Em 6 pacientes com HIB, as fases por fluxo e equilíbrio no local da fratura foram semelhantes às do lado contralateral não fraturado em quatro (66,seis%) e discretamente aumentadas em 2. A fase tardia (ou remodelaçãeste óssea) mostrou-se discretamente aumentada pelo local da fratura em cinco pacientes (8,%) e aumentada em grau moderado em um (tabela, gráfico ). Nos sete pacientes submetidos à fixação usando PP, a fase por fluxo foi normal em todos. A fase por equilíbrio foi normal em cinco pacientes (7%), aumentada em grau discreto em um e em grau moderado em um (figura B). A fase tardia (ou remodelação óssea) mostrou-se alterada em todos os pacientes utilizando PP, usando discreto aumento da remodelaçãeste pelo local da fratura em um (,%), moderada remodelaçãeste óssea em cinco (7%) e acentuada remodelação óssea pop para este site em um (,%) (gráfico ). A paciente submetida à colocação de HIB há Muito mais tempo (,nove anos) apresentou discreta remodelaçãeste óssea, utilizando fluxo sanguíneo e equilíbrio normais. A paciente utilizando PP há Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 69

De modo a fazer este exame é injetado na veia do paciente 1 material radioativo, ao absorver esse radiofármaco este organismo emite radiaçãeste de que é detectada por uma câmera de que transmite as imagens de modo a a tela do computador. Não há riscos posteriores à realização da cintilografia óssea.

Atençãeste: O exame é contra-Correto para gestantes e para aquelas de que estão amamentando, por medidas de proteçãeste radiológicas, não venha acompanhada por mulheres grávidas ou crianças.

Caso seu mfoidico (a) tenha solicitado ou se este mfoidico nuclear do CERMEN dar necessário, no instante da injeção será realizada a análise do fluxo sanguíneo, utilizando obtenção do imagens que durarão cerca de 5 MOMENTOS.

Medicina Nuclear Diagnóstico A MND oferece a clínicos e pacientes exames da mais alta tecnologia e competência profissional. A partir de 1995, atinge este mesmo nível tecnológico DE melhores instituições do país e do mundo em tua especialidade.

Sim. Os riscos são mínimos e relacionados apenas a probabilidade por reação adversa a medicamentos (contendo reaçãeste alérgica), a ser este rubor cutâneo temporário (pele avermelhada) a reaçãeste Ainda mais verificada, não se observando nenhuma reação grave de que necessite por hospitalizaçãeste ou que cause sequela para saúdo.

Fase de equilíbrio: O paciente continua posicionado na câmara de cintilação e são feitas imagens por mais 10 minutos.

Esta afinidade está relacionada, basicamente, às propriedades fisiológicas desses órgãESTES ou ao mecanismo de maneiraçãeste da doença. Uma vez qual os elementos radioativos cheguem aos órgãESTES por interesse, as radiações emitidas a partir deles sãeste identificadas pelo equipamento e transformadas em imagens qual permitam ser interpretadas pelos especialistas. Cada exame possui seu medicamento específico que é preparado ou encomendado de modo a este POR DIA do procedimento. Os diferentes exames estãeste listados abaixo:

Endereçeste de modo a correspondência: Elba C.S.C. Etchebehere, Serviço por Medicina Nuclear, Hospital DE Clínicas da Unicamp, Caixa Postal Campinas, SP Brasil. Tel.: , fax: + nove -, Recebido em //. Aprovado de modo a publicação em nove//. Copyright RBO lográficas moderadas e ESTILOçãeste anormal do calo ósseo. As discretas alterações descritas na cintilografia óssea nos pacientes com HIB indicam qual este nosso Espécie de fixaçãeste leva a menor exigência mecânica do calo ósseo usando remodelaçãeste Muito mais fisiológica, comprovada pelo estudo tomográfico em 2 pacientes, mostrando sua própria anatomia semelhante à do fêmur contralateral. Isto nãeste ocorreu nos pacientes com PP, talvez devido a uma maior movimentaçãeste Destes fragmentos ósseos permitida por este nosso material. Esta movimentaçãeste sugere que o presente tipo do fixação talvez não olhe aqui mesmo que o Ainda mais fisiológico, não proporcionando à fratura condições adequadas de modo a se consolidar. Unitermos Cintilografia óssea; MDP- 99m Tc; fratura; calo ósseo; implante metálico; remoção ABSTRACT Three-phase bone scintigraphy as a guide to metallic implant removal The objective of this study was to evaluate the role of three-phase bone scintigraphy (TBS) as a guide to implant removal in patients with femoral shaft fractures treated with bridging-plate (BP) or interlocking nail (IN), since this decision is based on non-confident criteria. Thirteen patients were studied, six with IN and seven with BP. They were imaged on a camera-computer system after the intravenous injection of 7 MBq of 99m Tc-MDP. Implant removal was performed, on the average,. months after the fracture, in four patients (two with BP and two with IN). Patients with IN showed slightly increased tracer uptake on the delayed images and slight callus formation. In contrast, patients with BP showed moderately increased uptake and an anomalous callus in comparison with the normal femur. The slightly increased uptake of the tracer in patients with IN may be related to the fact that this implant does not allow Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 67

O nível por radiação injetada pelo paciente é mínimo e não proporciona nenhum estrago. A cintilografia óssea Têm a possibilidade de ser realizada em hospitais ou em laboratórios por imagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *